Antes das chaves é essencial fazer a inspeção no imóvel

inspecao56

Vistoria é oportunidade de apontar eventuais problemas na obra antes de assinar documento que comprova a entrega do bem
O dia de receber as chaves da  casa  nova é um momento de alegria, mas a empolgação não deve dar espaço para descuidos. É exatamente nesta hora que o proprietário precisa de toda a atenção para fazer uma vistoria detalhada do imóvel que está sendo entregue.

A inspeção é a oportunidade de apontar eventuais problemas na construção antes da assinatura do documento que comprova que o bem foi repassado aos donos.

“Às vezes, as pessoas chegam entusiasmadas para receber as chaves e deixam de fazer uma vistoria atenta do imóvel, mas isso é fundamental. Se encontrar algum problema, este é o momento de pedir o reparo e evitar uma dor de cabeça depois”, diz o corretor de imóveis  Luis Mariano de Campos, que atua  na RMS.

Ele recomenda que, se tiver condições, o proprietário pode até contratar um engenheiro para acompanhar a inspeção.

O objetivo da inspeção é basicamente verificar se o imóvel a ser entregue está de acordo com as especificações previstas em contrato para a construção e se não apresenta problemas decorrentes da execução da obra, como falhas no acabamento ou defeitos estruturais.

Em imóveis  recebidos  na  planta, a diferença entre as dimensões previstas e o tamanho real não pode ser superior ou inferior a 5%. “Se houver alguma desconformidade, principalmente para menos, o proprietário pode pedir o ressarcimento. Este não é um erro raro de se encontrar, mas em geral é resolvido sem muita demora”, afirma Luis. O primeiro passo para resolver esse e qualquer outro problema é anotar no check­list em poder do funcionário da construtora que faz a vistoria. É neste documento que serão apontadas as falhas e quaisquer observações sobre questões levantadas durante a checagem do imóvel. Vá à inspeção levando em mãos uma cópia do memorial descritivo e, se possível, folders e fotos da maquete do empreendimento

Confira as medidas de cada cômodo. Leve uma trena para a medição. A diferença em relação ao memorial descritivo não pode ser superior ou inferior a 5%.

De acordo com as  praticas do mercado, esse check­list apresentará qualquer falha encontrada e servirá para que a construtora tome as providências para solucioná­la e depois marcar uma nova inspeção do imóvel e verificar o que foi feito.

Imóveis Usados :  máxima  atenção

Como comprador, você tem o direito de saber exatamente o que você está levando. Não tome por garantido apenas aquilo que você está vendo e o que o vendedor está dizendo a você.

Uma inspeção profissional e algo que você deve fazer no momento de  fechar negócios. É a oportunidade de ter um especialista observando o imóvel conferindo  o real estado do que você  esta  comprando.

A inspeção faz com que você não compre gato por lebre, não compre um imóvel com informações divergentes na planta, registro de imóveis ou com pendências.

Além disso, previne futuras reformas e reparos que podem vir a se fazer necessários no imóvel e muitas vezes não sabemos como investigar.

Você não apenas deve seguir rigorosamente esta etapa, bem como deve ir junto com o inspetor ao imóvel durante a inspeção. Assim, você terá a oportunidade de fazer perguntas sobre a propriedade e ter respostas não tendenciosas.

Como se não bastasse, os comentários verbais são muito mais reveladores e detalhados do que qualquer resposta que você terá no relatório por escrito.

Ao final da inspeção, revise o relatório com cuidado e aprove a inspeção, ou não. Toda compra de imóvel deve ser garantida por um laudo de inspeção. Se você não aprovar o relatório da inspeção, então não deve prosseguir na compra.

A inspeção imobiliária é a garantia de que seu imóvel está dentro das condições adequadas para morar.

Inspeções em imóveis protegem contra dores de cabeça futuras.

 inspecao56 a

Suponha que você comprou um imóvel e mais tarde descobriu problemas com o teto, fora do alcance de sua visão, uma parte do teto podre. Ou então você encontrou problemas no encanamento do seu imóvel.

Por esses e outros motivos, invisíveis aos olhos de quem não é especialista é que você precisa organizar uma inspeção e evitar potenciais surpresas desagradáveis.

No exemplo citado acima, a inspeção teria encontrado o problema e, como comprador você seria avisado, a ponto de tentar negociar a reforma ou, até mesmo, desistir da compra.

Uma inspeção padrão em um imóvel inclui:

  • uma revisão no ar condicionado, e outros tipos de ventilação – quando existente;
  • encanamento e fiação;  confira situação em cada comodo
  • Dê uma geral no telhado, sótão, paredes, tetos, pisos, janelas, portas e fundação;
  • Janelas : Informe­se sobre a marca das esquadrias das janelas e verifique se o material está de acordo com as normas técnicas.
  • Portas : Confira a resistência das portas e janelas e a fixação. Abra e feche cada uma delas, verificando encaixe, fechaduras e barulhos.
  • Vedação : Verifique a vedação das janelas.Apague as luzes, feche­as e veja se passa algum feixe de luz que possa indicar falha na vedação.
  • Pisos e azulejos : Dê batidinhas em pontos de pisos e azulejos. O barulho oco pode indicar falhas no assentamento que facilitam a quebra.
  • Paredes : Fique atento a manchas, trincados ou rachaduras no piso e nas paredes. Fique atento também a partes e detalhes de gesso.
  • Água e banheiro : Verifique os sistemas elétrico e hidráulico. Cheque o escoamento da água no box do banheiro e em outros locais com ralo.

Se você estiver optando por comprar um imóvel mais antigo, deve redobrar o cuidado na inspeção.

Quando mais antiga a construção, maior a chance de problemas, principalmente em áreas de difícil acesso. Mas não são apenas os imóveis antigos que apresentam problemas.

Os imóveis mais novos frequentemente têm defeitos que podem ter sido causados por descuidos, desvio de informações, erro humano e outros causadores.

 Como conseguir um inspetor

Os grandes centros, e principais capitais do país estão cheios de empresas que vistoriam imóveis e que podem ajudar você nesse momento.

Você também pode pedir para o seu advogado uma indicação de profissional qualificado para ajudá-lo nessa

Um bom inspetor vai ajudá-lo a ter tranquilidade depois de comprar um imóvel.

Fique atento aos resultados

Os compradores de imóveis geralmente providenciam uma inspeção após a assinatura do contrato, ou do acordo de compra e venda com o vendedor.

O resultado da inspeção, muitas vezes fica pronto no mesmo dia, imediatamente após a inspeção, ou até mesmo no prazo de alguns dias.

O inspetor irá rever suas descobertas e alertá-lo para quaisquer condições onerosas ou potencialmente perigosas.

Em alguns casos, você pode ser aconselhado a não comprar o imóvel, a menos que os problemas sejam solucionados.

Para o comprador, incluir uma cláusula no seu contrato de compra que submete a validade do contrato à aprovação da inspeção é muito importante.

Assim, se problemas estruturais ou principais são encontrados, você pode desistir do negócio. Se reparos mais caros forem necessários, o vendedor pode estar disposto a ajustar o preço da casa ou os termos do contrato.

Mas, quando  são necessários  apenas pequenos reparos, as partes podem elaborar um acordo que não afete o preço de venda e não diminua o interesse na compra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s