13 dicas de decoração para apartamentos alugados

Muitos apartamentos, quando alugados, vêm ao inquilino na sua forma mais simples.

descolado

Sem móveis,  sobra um grande espaço para a criatividade tomar conta e deixar o novo ambiente a cara de quem estiver lá.

Entretanto, em muitos condomínios, ou até mesmo pelo dono, algumas regras são impostas, como não poder quebrar paredes, pintar, trocar azulejos e outras coisas que possam limitar a adaptação do novo lar.

Confira algumas dicas  de como ultrapassar essas barreiras e as coloque em prática para decorar seu apartamento alugado.

1. Pisos vinílicos

O seu apartamento pode estar com um piso que não te agrada muito, mas fazer a reforma e trocar o material nem sempre é possível nesse caso.

Uma opção prática e que solucionará sua demanda são os pisos vinílicos.

Algumas de suas vantagens são: resistência à água, são hipoalergênicos, antichamas, isolantes acústicos e podem ser aplicados reaproveitando os pisos já existentes.

Além disso, há uma grande variedade de cores, texturas, espessuras e padronagens.
A instalação leva até três dias e o espaço pode ser ocupado na hora.

2. Papel de parede

O papel de parede é uma das opções que surge para quem não pode alterar as cores originais do apartamento.

Cada vez mais fáceis de instalar e limpar, é possível fazer a própria aplicação dos papéis sem ajuda de um profissional, utilizando a cola própria. Apenas se recomenda que o material seja aplicado em uma parede acabada, com massa corrida e demão de tinta, além de ser uma superfície lisa, seca e sem imperfeições.

Há diversas estampas, com tamanhos, estilos e preços diferentes. Alguns inclusive imitam com perfeição ladrilhos hidráulicos, pedras, madeira e fibras.

3. Personalizar azulejo

Azulejos de cozinha e banheiros podem ser um problema. Por não haver possibilidade de reforma, a saída é conviver com eles.

Felizmente existem algumas soluções para amenizar a situação e trazer personalidade ao antiquado. Uma das principais são os adesivos de azulejos.

Baratos e práticos, os adesivos são colados sobre os azulejos e possuem diversos estilos de estampa, inclusive imitando ladrilhos hidráulicos.

Os adesivos enchem o cômodo de estilo e sua aplicação é rápida, além de ser fácil de retirar e não deixar vestígios de um dia ter existido.

Outra possibilidade de customização é pintar os azulejos com tinta époxi à base de água ou solvente.

4. Parede lousa

Outra opção criativa e divertida de personalizar paredes é criando uma (ou mais) parede lousa. O objetivo é fazer com que a parede se torne um espaço para anotações, desenhos e o que mais couber.

A forma mais viável, rápida e prática de criar sua parede lousa é utilizando papel autoadesivo preto.

5. Nichos e prateleiras

A instalação de nichos e prateleiras é extremamente funcional, deixando o ambiente mais organizado e também bonito.

Podem ser instalados em banheiros – guardando produtos de higiene, roupas de banho e papel higiênico, cozinhas e lavanderias, para louças e talheres, potes, materiais de limpeza e outros utilitários -, em quartos – organizando seus pertences como acessórios, sapatos e roupas – e em salas, principalmente para decoração.

6. Araras

As araras são uma opção funcional e decorativa ao mesmo tempo. Surgem como uma solução para armários muito cheios ou para quem deseja praticidade na troca de roupas no dia a dia.

Simples e econômicas, podem ser compradas em lojas ou feitas artesanalmente a partir de materiais criativos, como bambu, canos, escadas e até cadeiras de praia. Dê preferência às opções móveis na hora de comprar ou de criar sua arara, para que o ambiente fique mais flexível.

A reutilização de materiais é uma tendência nos interiores de casas que desejam um ambiente confortável e sem gastar muito.

7. Reaproveitamento de materiais

Os caixotes fazem parte disso e podem ser reutilizados como baús na decoração e no armazenamento de quartos e salas.

O mais interessante é que você mesmo pode personalizar de forma simples o seu caixote, adicionando rodinhas, pintando e transformando-o para outros fins. Isso tudo com a ajuda de um martelo e alguns pregos.

8. Iluminação

A iluminação, caso não possa ser trocada, deve focar em formas alternativas e que não dependam diretamente da fiação elétrica.

Algumas opções que assim surgem são os abajures e luminárias de mesa ou de maior porte.

Uma solução criativa para a iluminação é deixar os cabos das luminárias e lâmpadas à mostra, mas de forma que colabore com a decoração do apartamento.

9. Tapetes

Os tapetes podem deixar o ambiente mais aconchegante e decorado. Além disso, podem ser a solução para disfarçar aquele piso mais antigo ou sem graça que você não pode trocar.

Atuando como isolante acústico, eles podem ser encontrados em diversos tamanhos, modelos e próprios para diferentes cômodos.

Caso não acha um na medida necessária, compre tapetes idênticos e os coloque lado a lado. Outra opção é investir num patchwork de estampas complementando o espaço do ambiente.

10. Cortinas

Cortinas podem conferir vida e personalidade ao ambiente, além de dar a impressão de o espaço estar mais ocupado.

As opções são muitas, entre diferentes tipos, comprimentos, texturas, pesos e cores.

Assim como os tapetes, cortinas podem deixar o cômodo mais aconchegante. Utilize-as em quartos, salas e cozinhas.

11. Quadros e pôsteres

Deixando qualquer ambiente cheio de personalidade, os quadros e os pôsteres são ótimas soluções para transformar um ambiente vazio e sem graça sem muito trabalho.

A parede ideal para que eles estejam é naquela que se vê logo que se entra no local. E não há limitações quanto aos cômodos: eles podem enfeitar seu quarto, sala, banheiro, cozinha e até a lavanderia.

12. Adesivos

Mais uma solução para transformar as paredes do seu apartamento alugado é fazendo uso de adesivos.

De tamanhos pequenos a grandes, com diversas cores, formas e inscrições, os adesivos levam a sua identidade ao cômodo e podem facilmente ser retirados mais tarde.
Além de paredes, podem ser aplicados em armários, geladeiras, portas, janelas e outros locais.

Para sua instalação utilize uma régua para melhor aplicar sem que fiquem bolhas. Não é necessário nada mais além disso – apenas a criatividade.

13. Jardim

Pequenos jardins trazem o verde para dentro do apartamento, deixando-o mais vivo e alegre.
Seja em quartos, salas, banheiros, cozinhas e lavanderias, plantas podem purificar o ambiente e aproveitam sua umidade.
Adquira espécies que possam viver sem luz direta e que não sejam venenosas.

Conclusão

Criatividade e bom gosto  devem ser utilizados  na medida certa. Dessa forma, a convivência  trará um astral que alavancará sua vida

Atuo na região de Salvador. Quando precisar de uma nova moradia, seja alugada ou própria, conte comigo para  encontrarmos o local ideal.

image026

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s